segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

História da pedagogia (como tudo começou)


Bom nos últimos dias eu recebi muitos pedidos e alguns e-mails pedindo para contar sobre a história da pedagogia. Então aqui estou atendendo aos pedidos.



autor (a) do texto: Profa. Maria Luiza Marins Holtz



Um Breve Histórico
Durante séculos e séculos, o problema educativo (a formação do caráter e da personalidade das pessoas) foi objeto de estudo e de meditação, sem que houvesse atribuído a este conjunto de conhecimentos, mais ou menos sistematizados qualquer designação específica.
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos.Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se
relacionar diretamente com as questões práticas educativas,- os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.
Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação
no lar). Quando Roma (que era guerreira), conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos
que causavam muita admiração aos romanos.
Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses:
Eles têm gênio galhofeiro, audácia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um único indivíduo? Pois oculta,
dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramático, geómetra, pintor, advinho, médico, mágico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender”.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores,
matemáticos, pintores, etc ... - Os PEDAGOGOS-ESCRAVOS.
Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se instalavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educação das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada.
Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares.
Nessa época, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante
(quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem). Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e
uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário daLíngua Francesa, o vocábulo PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de PEDAGOGO.

. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em PEDAGOGIA,a Ciência e a Arte da Educação.

. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e não apenas as crianças -para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em
direção aos objetivos da Educação, o processo de formação
da personalidade humana equilibrada.

Referência bibliográfica

HOLTZ, Maria Luiza M. “Lições de pedagogia empresarial
”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Nosso símbolo

Pedagogia supera medicina e é o mais procurado da UFPI

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Enem, candidatos preferem pedagogia.

O curso de Pedagogia é o mais procurado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nos cinco dias de inscrição da primeira etapa do Sisu, 2.553 candidatos, segundo o balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), optaram pela graduação.

O curso de Pedagogia, que é oferecido em três campi, é acompanhado por Ciências Biológicas. Para esta graduação, foram registradas 2.339 inscrições até a noite de ontem. O curso de Medicina aparece em terceiro na lista dos cursos mais procurados da UFPI. O curso teve até o momento 2.028 candidatos inscritos.

Além de Pedagogia e Ciências Biológicas, outras duas licenciaturas aparecem entre os dez cursos mais procurados da Universidade Federal do Piauí. O curso de matemática, com 1.407, ocupa a quinta colocação entre os mais solicitados através do Sisu. Enquanto isso, o de Física é o décimo com 916.

Até o final da noite de ontem, mais de 30.019 alunos haviam optado pela UFPI. Os candidatos ainda têm às 23h59 desta quarta-feira para efetuar sua inscrição. A previsão é que o resultado seja divulgado até a próxima sexta-feira.

Perfil do profissional

"O curso destina-se à formação do profissional da educação com competência para lecionar na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e nas matérias pedagógicas do curso pedagógico de nível médio; na gestão educacional em seus diferentes níveis; na organização, coordenação, execução, produção de materiais e avaliação de projetos educativos desenvolvidos em organizações escolares e não escolares, atendendo às necessidades de uma sociedade cada vez mais dinâmica e complexa. Esses profissionais estarão aptos ainda a desenvolver atividades de pesquisas educacionais que contribuam para uma reflexão teórico-prática sobre o fenômeno educativo e sobre o fazer pedagógico. "

Meu blog

Oi gente! Esse é meu primeiro post. A parti de agora esse é meu cantinho de pulblicações, recados, notícias e variedades relacionado à mim e ao meu curso.